Práticas pedagógicas e ensino integrado
Ronaldo Marcos de Lima Araujo e Gaudêncio Frigotto
O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete
com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização
de fragmentos da cultura sistematizada e promover o
desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
O ensino integrado exige a crítica às perspectivas
reducionistas de ensino, que se comprometem em desenvolver algumas
atividades humanas em detrimento de outras e que, em geral, reservam aos
estudantes de origem trabalhadora o desenvolvimento de capacidades cognitivas
básicas e instrumentais em detrimento do desenvolvimento de sua força
criativa e de sua autonomia intelectual e política.
A práticas pedagógicas integradoras não depende, apenas, de soluções didáticas, elas requerem, principalmente, soluções ético-políticas. além de existir três problemas na materialização do ensino médio integrado; problemas de ordem conceitual, de operacionalização curricular e de organização dos sistemas de ensino.
A práticas pedagógicas integradoras não depende, apenas, de soluções didáticas, elas requerem, principalmente, soluções ético-políticas. além de existir três problemas na materialização do ensino médio integrado; problemas de ordem conceitual, de operacionalização curricular e de organização dos sistemas de ensino.
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