quinta-feira, 22 de março de 2018

Práticas pedagógicas e ensino integrado

Práticas pedagógicas e ensino integrado
Ronaldo Marcos de Lima Araujo e Gaudêncio Frigotto


O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e promover o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais. 

O ensino integrado exige a crítica às perspectivas reducionistas de ensino, que se comprometem em desenvolver algumas atividades humanas em detrimento de outras e que, em geral, reservam aos estudantes de origem trabalhadora o desenvolvimento de capacidades cognitivas básicas e instrumentais em detrimento do desenvolvimento de sua força criativa e de sua autonomia intelectual e política.

A práticas pedagógicas integradoras não depende, apenas, de soluções didáticas, elas requerem, principalmente, soluções ético-políticas. além de existir três problemas na materialização do ensino médio integrado; problemas de ordem conceitual, de operacionalização curricular e de organização dos sistemas de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário