sexta-feira, 23 de março de 2018

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL 
A. Z. KUENZER e G. GRABOWSK




Existem um campo epistemológico próprio da educação profissional?

A educação profissional, não é como um campo em si, mas como parte do campo da ciência da educação, que se constitui por categorias de método e por categorias de conteúdo.



O que é campo epistemológico? 
É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica.



Qual a diferença entre categoria de método e categoria de conteúdo? 
Categoria de método é processo de produção do conhecimento a partir da ação humana sobre a realidade, não há como compreender e sistematizar. 
Categorias de conteúdo senão a partir das suas relações com a realidade que as determinaram, e ao mesmo tempo são determinadas por elas.


Quais são as posturas epistemológicas? O positivismo, a fenomenologia e a dialética marxista.

A categoria princípio educativo do trabalho

O princípio educativo define os processos de formação dos intelectuais que irão desempenhar as diferentes funções no sistema social e produtivo, e sua apreensão só será possível a partir do estudo das bases materiais que lhe dão origem


No regime de acumulação rígida? a uma definição entre as funções operacionais, técnicas, de gestão e de desenvolvimento de ciência e tecnologia típicas das formas tayloristas/fordistas de organizar o trabalho, as trajetórias educativas eram bem definidas e diferenciadas, de modo a atender às necessidades de disciplinamento dos trabalhadores e dirigentes.









Fonte: file:///C:/Users/Positivo/Downloads/4983-13738-1-PB%20(4).pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário